Você a caminho do sucesso: escreva um livro sob a assessoria de James McSill. Informe-se. 

QUEM É JAMES MCSILL?

James é fundador e diretor executivo da McSill Ltd, Assessoramento Literário (Londres), do Yorkshire Studio, Mentoring, Coaching e Treinamentos à distância para autores (York), da McSill Agency (São Paulo) e do Storytelling/Transmedia Studio (Pocklington). É um dos consultores literários mais bem-sucedidos do mundo, seu trabalho abrange Europa, América Latina e América do Norte. É reconhecido por suas atividades pioneiras na indústria do livro. Linguista por formação, impulsionou metodologias como Task-based Learning, mudando o cenário do ensino de idiomas estrangeiros no mundo. Neste ano, acrescenta aos seus desafios o de diretor de agência literária (Brasil), representante para a América Latina e Península Ibérica do prestigiado BritWriters Awards (Inglaterra), diretor do Colenso House, primeiro estúdio de storytelling/transmídia do Reino Unido voltado especificamente para países lusófonos e hispânicos, bem como a ampliação de seu bem-sucedido sistema de treinamento remoto para jovens autores: Book in a Box. Como consultor, James tem sido convidado a ministrar palestras na área de Storytelling em congressos como Write in Atlanta, ESARH - um dos maiores congressos de RH da América latina, CRIARH e CBTD - um dos maiores congressos de RH do mundo- , sendo requisitado não somente pelo seu dinamismo e conhecimento, mas pela sua habilidade de falar português e espanhol. 

Se você entende que lucraria tendo James McSill como o seu tutor literário particular, candidate-se já a uma das 20 vagas de 21013. info@mcsill.com


Se já é autor profissional, envie um texto PRONTO para a Agência McSill. agency@mcsill.com


Em dúvida sobre a qualidade do texto? Informe-se diretamente com James: james@mcsill.com

Evento Book in a Box  doado por ocasião da Festival Mundial da Paz 


Critérios básicos para análise da boa estória.

 Início

  • A trama iniciou no ponto exato?
  • Os personagens estão bem estabelecidos?
  • O ‘quando e onde’ da trama estão estabelecidos?
  • Os pontos de observação da trama ficam estabelecidos?
  • O ponto de vista ficou estabelecido?
  • O ‘tom’ [estilo] está claro?
  • O incidente gerador da trama está claro?
  • A[s] consequência[s] do incidente gerador  que irá/ irão amarrar a trama e os personagens a ela está/estão clara/s?
  • O que levará – irreversivelmente – esta trama na direção do “meio”?
  • Por quê?

Meio

  • Como esta trama se desenrola/ vai se desenrolar?
  • Como se encadeiam os incidentes principais (coluna vertebral da trama)?
  • Como o nível de “perigo”está aumentando/ escalando (vai aumentar/ escalar) para que – irreversivelmente – leve a trama para um desfecho?

 Fim

  • O desfecho tem a ver com os incidentes mostrados e desenvolvidos no início e no meio?
  • O desfecho é satisfatório para o público-alvo?
  • A trama cresceu organicamente a partir destes eventos/ incidentes? 
  • Houve um senso de “continuidade”? (Foreshadowing/ enxertos, ecos, etc)
  • O arco dos personagens, se houver, completou-se?
  • A trama terminou no ponto exato?
  •  Senso de equilíbrio estrutural [inferido da leitura do resumo]:
  • A partir do resumo, consegue-se inferir onde haverá as “viradas” da trama?

No Geral

  • Qual estrutura o autor escolheu? (ex.: 10%, 25%, 50%, 75%, 90-99%)
  • Os pontos principais de conflitos estão claros?
  • O conflito é instigante para o público-alvo?
  • Os principais/ centrais conflitos internos e externos são consistentemente explorados?