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Três dias, três módulos e quinze temas informativos que irão mudar a maneira como você vê e aplica as milenares técnicas baseadas nos componentes subjacentes às histórias.

  1. Não sabemos de onde vêm as histórias, mas sabemos que existem e funcionam.

 

  1. Histórias com propósito que não para um romance
  • Para encantar
  • Produzir material para:

o   Palestras

o   Ensino

o   Marketing

  • Para posicionamento no mercado  (você e a sua empresa)

 

  1. Propósito primordial do Storytelling
  • Storytelling com o fim de atingir objetivos de: Diferenciação (você e a sua empresa, no mercado)

 

  1. Como se estruturam as histórias
  • Quando se tem história?
  • Elementos fundamentais da história.
  • Porque começar sempre com o fim em mente?
  • Os três níveis de envolvimento (engagement) da história
  • Os pontos de virada da trama
  • Vou contar uma história. O que quero atingir ?
  • Começar pelo fim quando o seu interlocutor jura que você começou pelo começo!

 

  1. Como funcionam as histórias 
  • As histórias são totalmente intuitivas
  • Somos sacos ambulantes de histórias
  • Mesmo que seja a brincar a atenção do cérebro é imediata (mais sobre ‘engagement’)
  • Temos de ter controlo da história dado que é uma espiral que fica da vez mais potente
  • Podemos ir aumentando a espiral até fecharmos o ‘loop ‘
  • Na maior parte das vezes nem é necessário grandes recursos
  • Não sabemos de onde vem a história

 

  1. O papel do movimento e dos cinco sentidos na história 
  • As histórias são hipnóticas

o   Os sons

o   O ritmo

  • Movimento
  • Voz/gestos (introdução)
  • A câmara dos cinco sentidos

 

  1. O papel da mente
  • O cenário externo (geografia externa)
  • O cenário interno (sensações/ geografia emocional)
  • Consoante o sentimento interno o exterior e a forma de contar a história muda
  • O exterior em termos da história é reflexo da mente que também conta uma história
  • Se existe dessincronização a história externa não funciona
  • O estado de alma (o moral) e como a história é percebida
  • Se estivermos a pensar numa história não conseguimos passar a outra
  • A melhor história é a parece ser intuitiva e improvisada

 

  1. O papel do interlocutor
  • Uma história não existe sem o outro mesmo que o outro seja eu mesmo

 

  1. O papel da cultura
  • Na história, o contexto que une os interlocutores
  • Quanto mais entendermos a cultura mais fácil será criar a história
  • Voz / Gestos (Como funciona na sua cultura)
  • Como vemos no mundo
  • Como nos relacionamos com as outras pessoas (pai, mãe, namorado…)
  • Princípios / Valores e missões
  • A cultura latina e a ligação entre pessoas
  • A cultura e a ideia do lucro
  • Se quero tocar uma audiência latina eu conto a história de uma mãe
  • A inocência das mulheres na cultura latina é muito importante
  • Buscar as histórias para contar dentro do nosso contexto cultural
  • As histórias regionais são mais importantes do que as histórias mundiais
  • Valores como família, felicidade, trabalho, patrão, subordinado
  • A maior parte das histórias só funcionam numa cultura
  • Se as quiser usar noutra posso por exemplo fazer um “Pre-framing”
  • Nada é certo ou errado apenas tem a ver com os valores

 

  1. Romance versus empreendimento 
  • O romance é sempre vende uma história. Uma história que por ler vamos viver essa aventura com a personagem, como se através do livro vivêssemos outra vida
  • No empreendimento podemos vender-nos a nós o serviço

 

  1. Story Line-up
  • Como vamos alinhar uma história para ser contada
  • Nós compramos a história por detrás do produto
  • Toda a história humana é sobre remontar a barraca
  • Primeiro chutamos o pé da barraca e depois remontamos
  • Qual o conflito que é gerador da história (gancho narrativo)
  • O cuidado com a história: a mão que te afaga é a mesma mão que te estrangula

 

  1. Factores fundamentais para as histórias
  • História tem de ter principio meio e fim
  • Tem de haver transformação (positiva ou negativa)
  • Suspense, surpresa, mistério etc…( Filtros das cenas )
  • Nós nos identificamos com a personagem principal
  • Pontos de observação das cenas /história
  • Obstáculo físico versus psicológico.
  • Qual o tamanho do obstáculo ideal?
  • Qual a grande fórmula de história?

 

  1. Questões cruciais
  • Qual (uma) mensagem que queremos passar ?
  • O que pretendemos atingir (objectivo/efeito) com a mensagem?
  • O enredo:

o   Começo,

o   Meio e

o   Fim

  1. Truques de edição de história
  • Filtros de cenas (2)

o   Tensão

o   Conflito

o   Ansiedade (é expectativa futuro)

o   Angústia (é passado)

o   Medo (medo nem todos temos)

o   Esperança (todos temos)

o   Tristeza

o   Alegria

o   Raiva

o   Medo

o   BAD

o   SAD

o   GLAD

o   MAD

o   Causa

o   Efeito

o   Agora

o   Nunca

  • A linguagem hipnótica
  • 5 passos para conquistar o interlocutor na nossa causa:

o   Pois ou porquê

o   O nome da pessoa (o nome é altamente emocional)

o   Agora / Já

o   Imagine / ponha-se no lugar

o   Por favor /  obrigado / fico feliz

  • Algumas manchetes que funcionam:

o   Razões para

o   Agora você poderá

o   A prova está

o   Você ainda continua (factor oh my god)

o   Jamais visto antes

o   Imagine… ( o cérebro imagina mesmo)

o   Quando ouviram (riram, adoraram)

o   Gostaria de saber como

o   Milhares, Muita Gente, todo o mundo

o   Você realmente quer

 

  1. Sintaxe da história
  • A estrutura básica:

o   0 início

o   10 aumenta

o   25 aumenta

o   50 clímax

o   75 inversão

o   90 resolução/ clímax

o   100 moral

 

  • Elementos da Indução
  • Elementos da Indução 2
  • Elementos da Indução 3
  • Elementos da Indução 4

 

  • Gerir mudanças com a contribuição de storytelling
  • Resistir a mudanças é natural
  • Liderar administrando mudanças

Nota: Ao longo da formação os participantes têm possibilidade de uma conversa em privado com James para discutir detalhes de seus projetos particulares.

  

James McSill é fundador e diretor executivo da McSill Ltd, Assessoramento Literário, Londres; Yorkshire Studio de Mentoring, Coaching e Treinamentos à distância para autores, York, e da McSill Agency, São Paulo. É um dos consultores literários mais bem-sucedidos do mundo; seu trabalho abrange Europa, América Latina e América do Norte. É reconhecido por suas atividades pioneiras na indústria do livro. Linguista por formação, impulsionou metodologias como Task-based Learning, mudando o cenário do ensino de idiomas estrangeiros no mundo. Neste ano, acrescenta aos seus desafios o de diretor de agência literária (Brasil), representante para a América Latina e Península Ibérica do prestigiado BritWriters’ Awards (Inglaterra), bem como a ampliação de seu bem-sucedido sistema de treinamento remoto para jovens autores: Book in a Box. James é mentor certificado pelo Institute of Enterprise and Entrepreneurs (IOEE). www.mcsill.com